top of page
Search

A Liberdade Autêntica

  • Dharmabodhi e Sukhasiddhi
  • Jul 13, 2017
  • 3 min read

O que é o que todos nós realmente desejamos do âmago do nosso ser? Liberdade.

Podemos pensar que queremos dinheiro, fama, poder, beleza, carros caros, grandes carreiras, parceiros ideiais etc, mas todas essas experiências não são capazes de nos dar qualquer satisfação sem a liberdade para realmente apreciar-las. A liberdade é o que realmente procuramos. Sobre qual liberdade estamos falando? Não estamos falando sobre "tempo livre" para fazer o que quiser, nem estamos nos referindo a uma noção infantil e mágica de liberdade onde você pode ter ou criar qualquer coisa que você deseja. Apesar de este tipo de liberdade ser agradável é mera fantasia e não uma realidade prática. A Liberdade Autêntica, pelo contrário, é o estado interno de ser totalmente livre de compulsões, livre do mecanismo robótico de estímulo-resposta. A Liberdade Autêntica é baseada em uma vida não-compulsiva, desapegada e sem preferências. Tantra é a ciência espiritual que nos leva à Liberdade Autêntica que é inerente a nossa existência, que é a nossa real natureza. Nesse contexto, percebe-se que a raiz de todo anseio e todos os desejos, em verdade, é a vontade de experienciar plenamente e se alinhar com a realidade suprema, sendo que nesta jornada qualquer padrão limitante deve ser observado, aceitado e evetualmente largado.


Independentemente das circunstâncias externas, todo ser humano tem a capacidade inata de ser não-reativo, e para além disso - atender às circunstâncias de cada momento com atenção-consciente, compaixão e sabedoria. Este é o nosso verdadeiro estado natural - A Liberdade Autêntica. A dificuldade é que essa liberdade deve ser descoberta ou revelada porque, atualmente, está oculta por camadas e camadas do nosso condicionamento mental e emocional - os nossos karma e sanskaras (impressões psíquicas). Isso significa trabalho e necessidade de apoio!


Os métodos de meditação do Tantra, desenvolvidos ao longo dos últimos 5.000 anos na Ásia Central / Índia, nos permitem acessar a nossa mais profunda realidade, a Essência perfeita por si própria que todos nós compartilhamos sob nossas diferenças transitórias. Esta essência é sem karma, sem condicionamento, ela é não criada e está sempre presente, apesar de não reconhecida pela maioria. O caminho do verdadeiro praticante do Tantra conduz em residir permanentemente no estado da nossa Essência livre de karma. É aqui que descobrimos e permanecemos em Liberdade Autêntica. Somos capazes de participar plenamente na experiência variada de vida - bom, ruim, doloroso e prazeroso são colorações das experiências - sem ficar preso no emaranhado de reações emocionais e nossas ações fortemente fixadas que fluem a partir delas.


O caminho do Tantra é o caminho da transformação ou dissolução de todos os nossos karmas limitantes, levando à realização última da nossa essência. Embora muitos grupos afirmem estar praticando Tantra, se a realização de sua verdadeira natureza não é o objetivo, a prática não pode ser do Tantra autêntico e não vai conduzir às realizações profundas passadas pela linhagem ininterrupta de mestres da tradição tântrica. Não se deve confundir "neo-tantra" e sua ênfase na satisfação sexual com a autêntica tradição tântrica da iluminação.


A ciência do Tantra emprega vários métodos para alcançar a Liberdade Autêntica do nosso estado incondicionado de pura Atenção-Consciente Amorosa (Loving-Awareness). Alguns desses métodos são: hatha yoga, a repetição mantra, meditação e kriya yoga, para citar alguns. Eles devem ser aprendidos a partir de um adepto da tradição e, quando praticado de forma diligente, seguramente produzirão o resultado de realização da Essência - A Liberdade Autêntica.


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page