top of page
Search

O que é Tantra? Primeira Parte

  • Dr. Robert Svoboda
  • May 5, 2017
  • 2 min read

Chakrasamvara and Vajravarahi

As pessoas no ocidente que escutaram sobre Tantra normalmente o identificam com sexo; as pessoas na Índia, por outro lado, identificam-o com magia negra. Ambos chegaram perto do que é o Tantra e ambos estão errados. Tantra é uma expressão de poder pessoal, que é o significado do ato sexual. Todavia, a maioria das pessoas envolvidas com sexualidade não entendem todas as implicações dos resultados que elas terão ao aplicar essa energia poderosa. Magia Negra é sobre atingir resultados, mas a maioria das pessoas envolvidas com essa prática não entendem que para fazê-las funcionar - ou fazer qualquer tipo de mágia funcionar - você tem que ter uma grande quantidade foco e poder pessoal.


De acordo com Vimalananda, tantra é a ciência da personalidade, porque na realidade é justamente a individualidade que é o maior atributo dos seres humanos. Nesse contexto, manter a sua individualidade só é possível se você tem um forte senso de si (self), ou seja, se você tem grande energia de auto-identificação. Por outro lado, do que consiste esse self na maioria das vezes não é tão evidente para as pessoas que pensam ser indivíduos. Grande parte dos momentos estamos possuídos por idéias, por memes de internet, por emoções ou algumas vezes literalmente possuídos por ancestrais, humanos mortos ou seres etéreos. A maioria das pessoas não possuem a habilidade de focar sua energia de forma poderosa para atingir resultados específicos. Na realidade, as pessoas só experimentam esse tipo de foco extremo no contexto do ato sexual.


Nesse sentido, o Tantra pode se resumir em entender experiencialmente que nós temos o potencial de focar energia pessoal como indivíduos para atingir resultados, um potencial que nos é conferido pela espécie humana com o propósito de nos permitir experimentar o que significa existir como um indivíduo em determinado espaço e tempo, bem como descobrir a melhor forma de viver nesse contexto específico. O que nós não aproveitamos como indivíduos é o entendimento de que nós podemos concentrar nossa energia, por meio do controle dos nossos órgãos dos sentidos e não deixando o nosso poder pessoal (shakti) fluir para o ambiente externo sem qualquer benefício. Ao concentrar essa energia e nos livrar das coisas que nos estão possuindo nós podemos direcioná-la para atingir resultados determinados.


Basta uma simples análise da descrição realizada para entender que Tantra não é sectário, existem Tantra hindus, budistas, jainistas e não existem motivos para que não existam Tantras cristãos ou mulçumanos. Isso porque Tantra é sobre como usar essa energia para auto-transformação e atingir o resultado que você pensa ser mais agradável e desejável para você. Mas é importante enfatizar que, segundo Vimalananda, o resultado ideal no qual você deveria estar focando é aumentar e aprofundar o alinhamento com a realidade suprema.

 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page