top of page
Search

Por uma definição holística da saúde

  • Dharma Bodhi
  • Nov 7, 2017
  • 7 min read

Seguindo a série de textos sobre saúde e longevidade, temos a transcrição da palestra de nosso mentor, Dharma Bodhi (aka Kolbjorn Martens) sobre uma visão de saúde integral, que se alinha as mais recentes pesquisas científicas aos conhecimentos das antigas tradições de cuidado do Oriente. Todas essas informações, juntamente a uma série de videos teóricos e práticos no âmbito da saúde integral podem ser acessados no website www.trikamethod.com.




Como pessoas modernas, quando pensamos em saúde, muitas vezes estamos pensando na falta de quaisquer sintomas. Pensamos que temos saúde quando não estamos espirrando, ou tossindo, ou gripados, quando não sentimos dores ou temos inflamações ou náuseas ou dores de cabeça. De fato, esse é um passo na direção correta. Porém, nossa definição de saúde vai para além disso. É holística. Não apenas consideramos a falta de sintomas, mas pensamos também na otimização de todos os aspectos de sua vida. Para nós, isso é saúde.


Veremos esse tipo de definição em escrituras antigas da Índia, da China e outras tradições de saúde antigas no mundo. No Ayurveda, na tradição da medicina chinesa…


Estamos falando de uma integralidade total entre o corpo e o sistema energético das emoções, a mente e o espírito. Quando esses três sistemas são otimizados e funcionam harmoniosamente de modo a dar suporte um ao outro, colaborando e nós estamos conectados à vida de uma forma bela, fortemente engajados, vivendo a partir de um senso de virtude e propósito…isso é o que consideramos ser saudável.


Então, no Trika Method, no sistema alimentar, no sistema de ginástica, na forma como tratamos nossa mente, nossos poderosos pensamentos de definição de metas, na forma como cultivamos nosso espírito…tudo que fazemos é realmente voltado para criarmos mais saúde. Eu posso dizer que o objetivo do sistema como um todo é a saúde, tão logo compreendamos a definição de saúde como sendo inclusiva e desse modo, integral.


Desse modo estamos otimizando a função do corpo, otimizando a função da mente, otimizando a função das emoções e do espírito integrando tudo isso ao mundo ao nos engajarmos por completo, vivendo em virtude e propósito.


Com isso, quando começamos a nos tornar saudáveis, quando percebemos que estamos saudáveis, nós ganhamos contato com nossos apetites naturais. Esse é um outro tema muito importante, especialmente no cultivo do corpo e do espírito. Nós precisamos aprender quais são nossos apetites naturais. Geralmente nós não sabemos que tipos de alimentos são bons para nós, quanta comida devemos ingerir…nós devemos ensinar a nós mesmos sobre isso. Precisamos aprender. Então quando sabemos sobre nossos apetites naturais, quando sabemos quando devemos dormir, por exemplo…estamos nos tornando saudáveis.


A mesma informação serve ao cultivo do espírito. Quando eu sei o que eu devo buscar no mundo, em termos de atividades que me enriquecem, que me deixam profundamente satisfeito, começo a sentir o que me enriquece, o que me permite viver a vida a partir da virtude, me conectando à vida através da sensação de presença e virtude em cada momento. Esses são nossos parâmetros sobre a saúde.


Nós também temos uma individualidade bioquímica para considerar aqui. Todo ser humano é na verdade quimicamente diferente. Esse é um fato científico. Por isso, quando consideramos a saúde não há uma definição padrão. Isso realmente não funciona. Especialmente se dizemos que a saúde é a falta de sintomas. Isso não quer dizer muita coisa. Você pode estar desenvolvendo um processo de doença internamente que pode acabar com a sua vida sem apresentar nenhum sintoma por um bom tempo. Por isso esse não é um bom parâmetro. A individualidade bioquímica diz que alguns de nós deve possuir um pouco mais de gordura subcutânea, enquanto outros um pouco menos. Outras pessoas naturalmente desenvolvem mais músculos, outras tendem a ser mais esbeltas. Algumas pessoas são naturalmente mais rígidas, não tão flexíveis para alongarem-se, enquanto outras são naturalmente mais fortes nesse aspecto, etc.


Essa diferença também existe em nível celular, pois possuímos diferentes formas de equilíbrio de ácidos e bases dentro de nós. Tudo isso deve ser considerado numa definição real de saúde. É claro que a saúde pode ser uma definição geral. Mas de modo específico, também precisa representar a nossa sabedoria do que somos e precisamos individualmente.


Uma outra forma que temos para “medir” nossa saúde é pensarmos sobre nosso envelhecimento prematuro. No mundo atual, especialmente na cultura moderna civilizada, as pessoas envelhecem muito rápido. É impressionante quão rápido as pessoas envelhecem devido aos estresses da vida na cidade, empregos de 8-12h por dia. É de fato muito estressante. Se você realmente quer ser saudável, devemos frear esse processo. Sem dúvidas esse é um parâmetro de definição de saúde. Nós deveríamos ter vidas longas! Nossa meia idade chega, em geral, aos 36 anos, já que homens morrem em torno dos 72, mulheres em torno dos 74 anos e, nos EUA uma pesquisa mostrou que nos últimos anos passamos a morrer mais cedo, ou seja, viver menos. Isso não é bom, não deve ser assim. Deveríamos estar vivendo muito mais.


Indo para além da saúde do corpo, já que somos seres integrais, temos nossa mente, nossa energia, nossas emoções, nós precisamos de harmonia entre cada um desses componentes, de colaboração, de engajamento com o mundo. Nesse sentido, de acordo com as tradições antigas, especialmente o ayurveda, de milhares de anos, a saúde existe quando os sentidos fazem a conexão apropriada com os objetos dos sentidos. Temos assim uma fusão entre os sentidos e os objetos dos sentidos. E o que eles querem dizer ao falar sobre o contato apropriado ou correto seria algo como o seguinte: hoje, por exemplo, estamos muito ligados a filmes de terror, a assistir pessoas serem assassinadas. Seus sentidos são afetados, através dos olhos, dos ouvidos, ao escutar e assistir essas imagens dia após dia são, de acordo com as tradições antigas, causando problemas de saúde. Pode parecer exagero, mas a neurociência já mostrou que você se torna aquilo que contempla. Isso é o que acontece. Logo, as tradições antigas estavam corretas. Por isso queremos que nossos sentidos façam conexões apropriadas aos objetos, queremos produzir experiências agradáveis sempre que possível, boas experiências. Isso é muito importante para nossa saúde.


Partindo desse princípio, ainda através da tradição do ayurveda, na língua antiga do sânscrito eles diriam: svasta. Qual a definição de saúde? Svasta. Essa palavra se parte em dois radicais. “Sva” é “o ser” enquanto “sta” é a “experiência raiz, ou a experiência base”. Ou seja, há um “estar em casa” ou, enraizado em si mesmo. Diz respeito a sentir-se aterrado, confortável em sua própria pele. Diz respeito a não sentir aquela agitação que é tão comum em nossos dias e que é a base de tantas doenças que se desenvolvem a longo prazo, como os transtornos de personalidade. Svasta diz respeito a eu me sentir centrado, poderoso e capaz, porém de forma relaxada. Sinto-me em casa em mim mesmo. Trata-se de uma linda mensuração da saúde. Se você pensar sobre isso, pode se perguntar: como eu me sinto? Você pode checar a todo momento. Será que me sinto em casa em mim mesmo? Será que me sinto confortável em minha pele? Será que me sinto capaz agora? Me sinto capaz? Em controle da minha vida? Qual é a minha experiência real? Se podemos dizer que estamos confortáveis e aterrados, sim…estamos “svasta”! Aí sim podemos dizer que estamos a caminho de uma boa saúde. A saúde não diz respeito apenas a tomar suas vitaminas e fazer seus exercícios.


Ainda nessa fonte de tradições sábias que debatiam a saúde, o ayurveda também diz: “sukha”! Trata-se de mais uma definição de saúde: sukha. Mais uma vez uma linda palavra. “Su” significa “bom” e “Kha” significa “espaço”. Então a palavra significa: ocupar um bom espaço. E o que realmente queremos dizer aqui é que estamos em um senso de facilidade, sossego. Desse modo, tanto o espaço que ocupamos como o que geramos é calmante, tranquilo. Nos sentimos tranquilos e também nos sentimos assim em relação às circunstâncias em volta de nós. Ao darmos atenção ao cultivo de um estilo de vida e um corpo, uma mente e uma energia de emoções no qual a tranquilidade é realmente palpável estamos seguros de desenvolvermos saúde e longevidade. Isso é “Sukha” na tradição do ayurveda. O bom espaço. A facilidade natural. O alinhamento e a colaboração que emergem naturalmente ao que está dentro e em volta de nós.


Um outro aspecto da saúde é o propósito. Você pode perceber que algumas pessoas que possuem hábitos muito pobres de saúde, sem exercícios, fumando muitos cigarros, bebendo bastante álcool, porém com um direcionamento e propósito muito fortes, não ficam muito doentes. E em alguns casos eles podem até mesmo viver longas vidas. Então é incrível perceber que quando mandamos esse sinal profundamente até nossos genes, o sinal de que temos um propósito de vida real, de que queremos realmente fazer algo de nossas vidas, queremos contribuir, seja encontrando a cura para uma doença, ou criar uma empresa que vá beneficiar inúmeras pessoas…quando temos esse tipo de propósito, ele pode organizar todas as energias de nosso complexo corpo/mente e nos dar uma imunidade poderosa, muita energia, elevar nossas emoções, e etc. Então o propósito é parte muito importante de nossa saúde também. podendo ter um grande efeito em nossa longevidade ao maximizar cada momento de nossas vidas.


Por fim, não vivermos longas vidas não é realmente trágico caso tenhamos vivido cada momento em sua integralidade. E para vivermos cada momento em sua completude precisamos estar saudáveis. Você precisa possuir esse equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito para se apresentar e realmente se engajar em cada momento, para ganhar a máxima satisfação em cada momento, o que faz com que você não morra com arrependimentos ou sentindo como se estivesse perdido algo. E é isso que queremos apresentar. Sem treinar a mente você nunca saberá o que significa estar presente e não saberá como relaxar nessa presença. Você sempre estará perseguindo algo fora de si. E sem cultivar o espírito você nunca saberá que nesse momento de presença, nos tornamos um ser de virtude. Em outras palavras, expressamos virtudes de sabedoria, de compaixão, coragem, lealdade, cuidado e gentileza. E essa é a forma da substância da vida ao nos encontrarmos em relacionamentos. Isso é algo muito importante para se compreender para uma definição holística da saúde. Todos esses componentes que nos tornam saudáveis, não apenas a saúde física. Mas é claro que construímos essa programação no corpo. Pois é apenas ao estabelecermos uma boa bioquímica interna, e com isso dizemos a - sua - bioquímica, você de repente elimina tantos obstáculos e variáveis confusas em torno da felicidade e da saúde de modo que tudo apenas se alinhe. Nós construímos toda a saúde de nossa mente, emoções e espírito em um corpo saudável, ao cultivarmos a saúde do corpo. Quando tudo isso se une, nós temos a definição de saúde do Trika Method.



 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page