top of page
Search

Como exercitar-me idealmente?

  • Dharma Bodhi
  • Nov 7, 2017
  • 6 min read

Seguindo a série de transcrições de palestras de nosso mentor, segue-se o tema que lida com os exercícios físicos e a maneira como buscamos, dentro da atualidade de nossa tradição como yogins, como sujeitos preenchidos de propósito de vida e engrandecimento em direção a todos os seres, exercitar nosso corpo à parte da maneira como o utilizamos nas práticas de Hatha Yoga. Nessa palestra específica não há uma ligação direta com a tradição yogi, porém nosso mentor buscou trazer nosso objetivo fundamental de funcionalidade física e importância de movimento em uma sociedade tão marcada pelo sedentarismo e pela inércia.


Que todos os seres possam se beneficiar.




---


Hoje quero falar com vocês sobre nosso entendimento sobre ginástica. Temos um objetivo no que diz respeito a isso em nosso método.


A indústria da ginástica é apenas isso. É uma indústria. Desenhada para fazer dinheiro. Eles te venderão tendências, novidades, experiências de ginástica em academias com diferentes tipos de aparelhos que você precisa, ou maneiras diferentes de se executar uma rotina de exercícios, com um certo tempo de descanso ou algo do tipo…sempre. Algumas vezes, trata-se de algo advindo de novas pesquisas que mostram como nós podemos realmente aprimorar nosso entendimento sobre os exercícios físicos. Porém você não pode esquecer que o motivo subjacente da “indústria da ginástica” é o de fazer dinheiro, o que significa que é você quem vai pagar.


Nosso objetivo aqui é ensiná-lo sobre exercícios físicos e deixá-lo em forma a partir de nossa perspectiva, sem a intenção de tirar o seu dinheiro para mantê-lo na academia.


A primeira coisa que você vai notar quando olhar em volta de nossa academia é que nós não temos todas aquelas máquinas. E por que não temos todas aquelas máquinas caras que parecem tão legais de serem usadas? E isso é por que a nossa noção sobre exercícios físicos é baseada em princípios sólidos de como o corpo humano foi desenhado. Nosso sistema é baseado na estrutura e na função do corpo. Nossas rotinas de exercícios são alinhadas à forma que nosso corpo foi desenhado, não à forma de como uma máquina foi construída. Nós utilizamos movimentos funcionais em nosso sistema, que nos reafirmam a maneira como utilizamos nosso corpo no dia a dia. As máquinas que funcionam em uma amplitude de movimento, seja qual for, travam suas articulações àquele movimento. Além de poderem danificá-las, não te dão mobilidade funcional. Então na verdade você não precisa de uma academia, pois não há necessidade de todos aqueles equipamentos. À parte disso, consideramos que você deve sair daquela mentalidade de que a academia é um lugar que você precisa ir para obter saúde. Você não precisa disso. Se você quer ir a uma academia por ser legal, por que seus amigos também vão e você tem dinheiro para isso, tudo bem. Mas se você é tímido para sair de casa por qualquer razão, ou por estar fora de forma, então a solução da academia em casa é ótima para você. Até mesmo parques ou o seu jardim podem ser a sua academia. Até mesmo uma pequena sala de um apartamento.


Vamos partir então para os objetivos de nosso sistema de exercícios. Quais são esses objetivos?

Nosso objetivo número um é o de sermos funcionais. De termos movimentos funcionais. Se pensarmos sobre isso, pensarmos em uma criança brincando, se movendo de um lado a outro, há uma diferença clara entre a liberdade daquele movimento se comparado a alguém que é mais velho. E nos movimentamos cada vez menos à medida em que envelhecemos. Podemos pensar num senhor de idade andando com dificuldades e com uma rigidez corpórea aparente. Se fosse o caso de um jovem na mesma condição, imediatamente pensaríamos: “ele deve sentir alguma dor, ter alguma deficiência”. Então a idéia de um movimento funcional ou da liberdade daquele movimento funcional que nos dê um sentimento e uma aparência de jovialidade é o que queremos.


Você pode pensar nisso imaginando a forma que uma pessoa fica de pé. À medida em que envelhecemos tendemos a nos inclinar e nos tornarmos mais arredondados na parte média/alta da coluna. A gravidade começa a nos puxar mais para baixo. Desse modo, se nossa postura e a forma geral como nos movimentamos se mantém jovial, nós vamos nos manter joviais, basicamente. Isso pois um dos princípios chave em torno de nosso sistema é o de que a vida é movimento. A vida diz respeito a movimentar-se, não a manter-se sedentário assistindo televisão. Há uma idéia antiga, de aproximadamente 200 anos na anatomia e na fisiologia de que os órgãos, o coração, o fígado, o baço, os rins, o pâncreas eram o que o corpo tinha de mais importante, enquanto o sistema muscular só servia para carregá-los. Assim, há o cérebro e os órgãos que fazem com que o cérebro esteja saudável e capaz de pensar. Nessa época houve uma grande mudança na maneira como os seres humanos entendiam a vida em geral. Nós saímos de uma noção da vida como tendo relação com nossa conexão com a natureza e a reduzimos a nosso pensamento. Quando houve essa mudança até mesmo o entendimento da ciência sobre o corpo humano e a saúde se alterou. De uma perspectiva na qual vida era sinônimo de movimento, caminhamos na direção de reduzir a vida à forma como pensamos.


Fundamentalmente e felizmente, essa ideia está nos deixando mais uma vez e está sendo virada de cabeça para baixo à medida em que percebemos que não podemos fazer nada se não nos movemos! Não podemos comer, não podemos sair para colher nossos alimentos, não podemos reproduzir…logo, toda essa ideia não passava de uma loucura. Então a vida é sobre movimento e movimento é satisfação e alegria. E o que nos faz mover? Nosso sistema esqueleto-muscular. Nossos músculos, tendões, ligamentos, ossos…Eles são muito importantes. E os órgãos, ao invés de serem primários, são os jogadores que dão suporte àquele show de palco que é a vida. Eles dão a energia e os nutrientes aos músculos e para todo o sistema esqueleto-muscular para nos permitir movimentarmo-nos. À medida em que nos movimentamos de forma jovial, há um efeito de choque que é enviado aos órgãos que os torna saudáveis para suportar aquele movimento. É assim que gostaria que vocês pensassem sobre a saúde. E é por isso que os yogins vivem por tanto tempo. Eles se movem de forma bela e se mantém jovens e mesmo aos 80, 90 anos podem se movimentar de maneira incrível. E seus órgãos respondem para dar suporte a esse movimento. Isso é brutal. É uma grande coisa!


Por exemplo, quando você vê alguém de mais idade se movimentando bem, a primeira impressão que tem é que aquela pessoa é jovem. Elas parecem velhas, mas você vê a juventude no movimento, na postura. Quando você se sente em casa no seu corpo e possui uma amplitude de movimento jovem, você permanecerá jovem e saudável. Esse é o primeiro objetivo de nosso sistema de exercícios e de nosso sistema alimentar também. Eles são desenhados para trabalhar juntos e nos manter saudáveis.


A outra questão é a de que queremos que haja uma regeneração e uma saúde nos tecidos e nos órgãos. O nosso sistema não é desenhado apenas para trabalhar nos seus músculos e te transformar em um fisiculturista. Queremos saúde. Queremos que o sistema de exercícios funcione de modo a mover o corpo e aumentar o fluxo sanguíneo, a flexibilidade e massagear os órgãos, além de uma resposta pelos órgãos para nos manter saudáveis e alimentar esses músculos e etc. Então a regeneração dos tecidos e dos órgãos também é uma questão fundamental.


Um outro objetivo de nosso sistema de exercícios é o de despertar os epigenomas, o controlador de nossos genes que nos dão longevidade e saúde. Queremos que esses epigenomas sejam ligados. A maneira como fazemos nossos exercícios, a maneira como nos alimentamos e a mente, através de nossa atitude positiva, liga os epigenomas que nos dá longevidade e saúde. Dentro de nós, de nosso código genético, temos os genes que nos matam. Que causam o câncer e todos os tipos de doenças. É algo muito interessante. Se sua mente é negativa e se você não está utilizando seu corpo reafirmando que é jovem, seu corpo entende que é hora de terminar consigo mesmo e desperta os epigenomas que nos levam a uma falência gradual e à morte. A maneira que desenhamos nossos exercícios e nossa mente faz com que liguemos os epigenomas que nos dão saúde e longevidade.

Por fim, o que resume é que temos o objetivo de sermos capazes de aproveitar a vida. Todos nós queremos aproveitar melhor a vida e absorver tudo que podemos dela. Nós temos um tempo limitado aqui, que pode ser estendido não apenas com medicamentos, com essa ou aquela cirurgia. Vamos estendê-lo com um vigor jovial e muita alegria para que tenha de fato valido a pena estar aqui. Na realidade é muito fácil fazermos isso e nos sentirmos bem. O sistema alimentar se mostra correto e positivo. O sistema de exercícios se mostra positivo assim que você compreende os princípios. Você está se tornando saudável, está ganhando longevidade com nosso método de exercícios mas ainda há algo. Nós realmente queremos que você escolha o tipo de corpo que deseja. Se você não quer ser todo traçado e mostrar seus músculos, não importa. Você não precisa disso. Se você quer isso, por qualquer razão, por te dar confiança, ou por você precisar no seu trabalho, ótimo. Você também pode fazê-lo. As ferramentas estão lá nos sistemas alimentar e de exercícios. Você pode fazer o que quiser. Você deve construir e customizar o tipo de corpo que deseja. Se quer maiores músculos, você pode tê-los. Se quiser emagrecer, você emagrece. Mas a chave é a funcionalidade, a saúde e o aproveitamento da vida.


Seja saudável.

Aproveite.


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page